Razões para ir ao cardiologista
Dor no peito ou cansaço constante podem ser sinais de algum problema no coração; e o médico a se procurar é o cardiologista.
Ele é o responsável pelo diagnóstico e tratamento de doenças do coração.
Na maioria das vezes, quando alguém tem doença cardíaca recomenda-se que vá ao cardiologista a cada 6 meses ou em intervalos personalizados definidos entre paciente e médico.
Você sabia que existem alguns fatores de risco que facilitam o desenvolvimento de doenças cardíacas?
Tabagismo, sedentarismo, excesso de peso e colesterol elevado sem tratamento adequado são alguns desses fatores.
O segredo de um coração saudável é estar atento a esses fatores e investir em prevenção.
Abaixo você vai acompanhar algumas razões para se consultar um cardiologista:
Cardiologista atua na prevenção
Seu coração pode estar em risco e você nem imagina! Isso pode ocorrer pois algumas doenças, como pressão alta ou diabetes não apresentam sintomas e só podem ser diagnosticadas através de consulta e exames complementares.
Quanto mais precoce for o diagnóstico, mais efetivo será o tratamento, diminuindo as chances_ de alguma complicação proveniente dessas doenças.
Ajuda no tratamento
O cardiologista faz o acompanhamento de pacientes que são diagnosticados com doenças do coração, trata essas doenças e evita desfechos graves como infarto, AVC, insuficiência cardíaca, entre outros.
Histórico familiar
Quem tem histórico de problemas cardiovasculares na família deve procurar o cardiologista para se prevenir. Caso tenha familiares próximos, como pais, irmãos ou avós que já tiveram Acidente Vascular Cerebral - AVC, morte súbita ou infarto, devem se atentar. Além de casos de pressão alta ou diabetes na família.
Fatores psicossociais
Doenças como depressão, estresse e ansiedade podem influenciar na saúde do coração. A ansiedade, por exemplo, é um dos fatores de risco de infarto. Por isso, quem tem algum tipo de doença psicossomáticas deve se atentar a saúde do coração.
Colesterol alto
O colesterol alto é um dos fatores de risco para desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Ele atua de forma silenciosa sem manifestar sintomas, mas pode representar um perigo para a saúde.
Início de atividade física
Em qualquer idade é preciso consultar um cardiologista antes de iniciar algum tipo de atividade física para uma avaliação completa e identificar qualquer anormalidade no coração e assim poder seguir com as atividades de forma segura.
Sintomas de doenças cardiovasculares
Alguns sinais podem indicar a necessidade de fazer uma avaliação do coração, como:
Palpitação
Falta de ar ou baixa tolerância para exercício físico
Dores no peito
Desmaiar com frequência
Tonturas
Inchaço
Esses sintomas podem ou não estar relacionados a doenças cardíacas, e somente o médico pode investigar e diagnosticar corretamente a causa do incômodo no paciente.
Enfim, esses são alguns dos motivos para agendar sua consulta com o cardiologista e cuidar desse e órgão tão importante para sua saúde e levar uma vida sem doenças e feliz. O ideal é realizar a consulta anual para se prevenir. Agende agora sua consulta clicando aqui.
Dra. Claudia da Rocha Scalisse
Cardiologista e membro do Acesso Saúde
CRM 129286
Redação – por Kellen Melo
Commentaires