Prejuízos do cigarro para nossa saúde
O tabagismo segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer) é uma doença – dependência de nicotina – que tem relação com, em média 50 doenças, entre elas, está:
Câncer
Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC – enfisema pulmonar, bronquite crônica)
Maior chance de desenvolver asma, pneumonia e infecções respiratórias de repetição
Aumenta chance de morte em pessoas com tuberculose;
Aumenta a chance de infarto do miocárdio e derrame cerebral
Há ainda outras doenças relacionadas ao tabagismo: úlcera do aparelho digestivo; osteoporose; catarata; impotência sexual no homem; infertilidade na mulher; menopausa precoce e complicações na gravidez.
Aproximadamente, em média, no Brasil, cerca de 157 mil pessoas por ano morrem de forma precoce devido a doenças ligadas ao tabagismo.
Acontece que os fumantes adoecem com uma frequência de duas vezes mais vezes do que os não fumantes.
Além disso, tem nos folego, resistência física e menos desempenho na vida sexual. E envelhecem de forma mais rápida, dentes amarelados e cabelos opacos.
7 prejuízos do cigarro para nossa saúde
Você sabia que o cigarro causa mais de 8 milhões de mortes por ano em todo o mundo?
E muitas dessas pessoas apenas foram expostas às substâncias nocivas do tabaco! A boa notícia é que o Brasil se destaca no combate ao fumo.
Mas agora vamos alguns dos prejuízos do cigarro para a saúde, incluem:
1. Aumenta o risco de câncer - quem fuma tem mais chances de desenvolver câncer.
2. Faz mal para quem está ao redor - Quem convive com fumantes em casa, no trabalho ou outros ambientes coletivos também pode desenvolver doenças por conta da exposição à fumaça do cigarro.
3. Reduz a expectativa de vida - Os prejuízos do cigarro para a saúde são tão graves que chegam a reduzir até mesmo a expectativa de vida de quem fuma.
4. Provoca envelhecimento precoce - Pessoas que fumam também ficam com uma aparência mais envelhecida.
5. Prejudica a saúde bucal - trazendo problemas nos dentes e nas gengivas.
Alguns hacks para te ajudar a parar de fumar
1- Evite o uso de bebidas alcoólicas, café e contato com pessoas que também fumam no primeiro mês, quando você estiver disposto a parar de fumar;
2- Avise a seus amigos e familiares para não deixarem cigarros a seu alcance e peça para eles não te irritarem nesse momento;
3- Escove os dentes logo após refeições, evitando assim a vontade de fumar;
4- Ocupe a cabeça em momentos de abstinência ao tabaco, pode ser com algum telefone, comendo alguma fruta, dando uma volta.
Tratamento
Existem tratamentos para parar de fumar que podem ser prescritos pelos médicos clínico geral ou pneumologista para ajudar a controlar os sintomas de abstinência e a diminuir a vontade de fumar, além do acompanhamento com um psicólogo ou um psiquiatra e ajuda da família e amigos.
Fale com um médico e cuide da sua saúde, seu bem mais precioso e evite doenças para uma vida mais saudável e feliz.
Comments