Março Lilás: " Prevenção contra o Câncer de Colo de Útero"
Apenas em 2020, a estimativa foi que tiveram quase 17 mil casos de câncer de colo de útero (INCA); a doença do mês representada pelo laço lilás.
O que é o câncer de colo de útero?
O câncer de colo de útero, também é conhecido como câncer cervical, é causado por uma infecção persistente por alguns tipos de Papilomavírus Humano - HPV (chamados de tipos oncogênicos).
Esta infecção genital é muito frequente e, muitas das vezes, não causa doença, mas em alguns casos acontece alterações celulares que podem se tornar câncer.
Como identificar e Sintomas do câncer:
Por ser uma doença silenciosa dificilmente vai se descobrir o caso sem a identificação através do exame de papanicopau ou descobrirá apenas em estágios mais avançados da doença. Por isso a importância da frequência ao ginecologista de forma precoce.
Contudo, o câncer pode causar alguns sinais, como:
1- Sangramento vaginal sem motivo e fora do período menstrual
2- Corrimento vaginal com mau cheio ou corrimento marrom
3- Perda rápida de peso
4- Sangramento durante as relações sexuais
Como se prevenir?
A principal maneira de se prevenir contra o câncer de colo de útero é evitar a infecção pelo HPV, através do uso de preservativo em todas as relações sexuais.
Além disso, é importante, evita fumar, fazer a higienização íntima correta e tomar a vacina contra o HPV, que começam em meninos e meninas entre 9 aos 14 anos.
Além disso, outra maneira importante de se prevenir é fazendo o rastreio ginecológico anual através de exames preventivos, como o Papanicolau, que possam identificar alterações precoces que possam dar sinais do câncer de colo de útero, o que aumentam suas chances de cura.
Faça seus exames de forma preventiva e faça sua consulta anual com o ginecologista, clique aqui para agendar.
Dra Maria Teresa
Ginecologista e membro do Acesso Saúde
CRM 92.981
Redação – por Kellen Melo
Comentarios