Janeiro roxo: o que é a Hanseníase?
A hanseníase é uma doença crônica e curável, mas ainda tem muitos mitos e preconceitos. A hanseníase tem em janeiro um mês dedicado à sua atenção ao esclarecimento sobre sintomas, prevenção e tratamento.
O objetivo da campanha “Janeiro Roxo” é aumentar o conhecimento da população sobre a doença, através de ações de conscientização, e reforçar a importância do diagnóstico precoce para evitar a ocorrência de sequelas graves, que geram incapacidades físicas.
De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil é o segundo país com maior número de casos no mundo, e perde apenas para a Índia.
Doença e tratamento
Quanto mais cedo acontecer o diagnóstico e se iniciar o tratamento da doença, há maiores chances de cura através da prevenção.
A hanseníase pode causar perda sensibilidade à dor, feridas e perdas dos ossos das extremidades, com deformidades das mãos, pés, nariz e orelhas. E quando o paciente passa por tratamento deixa de ser transmissor da doença.
Durante o tratamento, o paciente recebe avaliações clínicas e neurológicas de forma regular e recebem orientações sobre o uso da medicação.
O tempo de tratamento varia de acordo com a forma da doença. Pode ser, por exemplo, de 6 meses para formas mais leves e 24 meses para formas mais graves.
Sinais da Hanseníase
Sensação de fisgada, choque, dormência e formigamento ao longo dos nervos dos membros
Manchas na pele com mudanças na sensibilidade dolorosa, térmica e tátil.
Perda de pelos em algumas áreas e redução da transpiração
Inchaço e dor nas mãos, pés e articulações
Dor e espessamento nos nervos periféricos
Feridas, sangramento e ressecamento no nariz
Redução da força muscular, sobretudo nas mãos e pés
Caroços no corpo
Pele seca
Olhos ressecados
Febre e mal-estar geral
Fale com seu médico
Quanto antes o tratamento iniciado, maiores chances de cura. Fale com seu médico e evite problemas indesejados.
Na Clínica Acesso Saúde você pode contar com a ajuda de nossos médicos para se cuidar.
댓글