Doenças que podem levar a cegueira
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 60% a 80% dos casos de cegueira no mundo poderiam ter sido evitados.
A perda de visão é um mal que pode ser ocasionado por diversas doenças. No entanto, existem tratamentos e maneiras de prevenir em quase todos os casos.
E essa perda da visão pode ser causada por diversos tipos de doenças. Contudo, há maneiras e tratamentos para prevenção.
Veja agora, algumas doenças que podem levar a cegueira:
CATARATA
A catarata é caracterizada pela opacificação do cristalino. Normalmente, atingem pessoas com mais de 60 anos.
Traumatismos oculares, diabetes e infecção nos olhos também podem causar a catarata.
Existem dois tipos de catarata, a congênita aonde a criança já nasce com a doença e a adquirida, que é adquirida ao longo da vida.
Seus principais sintomas podem ser percebidos através da visão ficar embaçada, visão dupla, dificuldade para enxergar cores e halos de luz.
Para tratar a catarata existe uma cirurgia que retira o cristalino que está opaco e substitui por um que não está.
E para se prevenir, uma das formas é ao proteger os olhos dos raios solares, usando óculos de sol com qualidade.
GLAUCOMA
O glaucoma é uma doença que eleva a pressão intraocular que causa lesões no nervo ótico. Ele tem tratamento, mas não cura.
O aumento da pressão intraocular acontece devido a uma falha no sistema de drenagem do líquido que circula dentro dos olhos e esse aumento pode comprimir os vasos sanguíneos, que pode ocasionar na morte das células nervosas da retina e o do nervo óptico.
Alguns de seus sintomas podem ser o comprometimento da visão, campo visual que se estreita e que se não tratada pode levar a cegueira.
Contudo, é uma doença assintomática no início, portanto é muito importante a visita regular ao oftalmologista para evitar possíveis surpresas desagradáveis.
Uma das formas de tratar o glaucoma é através de colírios e medicamentos via oral prescritos pelo médico. E em casos mais graves é indicado a cirurgia.
DEGENERAÇÃO MACULAR RELACIONADA À IDADE (DMRI)
É uma doença que atinge, principalmente, pessoas acima de 60 anos. A sua causa pode ser devido a lesões na retina – aquela responsável pela nitidez da imagem projetada.
Os sintomas do DMRI é a perda do campo centrar da visão. E o seu tratamento depende da orientação médica.
Uma forma de retardar o surgimento da doença é com visita regular ao oftalmologista e manter os hábitos saudáveis.
Além dessas doenças podem surgirem outras, como a Retinopatia diabética, Doenças inflamatórias, Descolamento de retina.
E para se prevenir e evitar problemas futuros é sempre importante visitar o oftalmologista de forma regular.
Você já foi ao oftalmologista este ano?
Comentários