Dezembro Vermelho alerta para prevenção da Aids e ISTs
A cada 15 minutos uma pessoa se infecta com o vírus no Brasil e sete pessoas morrem por dia em São Paulo, segundo o Portal do Governo.
E é por isso que conscientizar a população mundial sobre o HIV/Aids e reforçar a luta contra a doença é o objetivo do Dezembro Vermelho.
Mas o que é o HIV/Aids
A Aids é uma doença infecciosa, transmitida por um vírus chamado HIV. Para ter a doença é preciso estar contaminado com o vírus HIV.
Este vírus está presente principalmente no sangue e em algumas secreções do corpo, como o esperma, a secreção vaginal, o líquido que banha o bebê durante gestação e o líquido que banha o cérebro.
Segundo o Portal do Governo, se a pessoa tiver contato com uma dessas secreções ou com o sangue contaminado e perfurando, porque na pele integra não passa HIV, ela pode se contaminar.
Formas de transmissão
– Relação sexual vaginal sem preservativo – Relação sexual anal sem preservativo – Relação sexual oral sem preservativo – Uso de seringa por mais de uma pessoa – Transfusão de sangue contaminado – Da mãe infectada para seu filho durante a gravidez, no parto e na amamentação – Instrumentos que furam ou cortam não esterilizados
Assim NÃO transmite
– Relação sexual desde que se use corretamente o preservativo – Masturbação a dois
– Beijo no rosto ou na boca – Suor e lágrima – Picada de inseto – Aperto de mão ou abraço – Sabonete/toalha/lençóis – Talheres/copos – Assento de ônibus – Piscina – Banheiro – Doação de sangue – Pelo ar
Como se prevenir?
É importante observar o próprio corpo durante a higiene pessoal – isso pode ajudar a identificar uma IST no estágio inicial – e procurar ajuda médica ao perceber qualquer sinal ou sintoma.
O uso do preservativo, masculino ou feminino, em todas as relações sexuais (orais, anais e vaginais) é o método mais eficaz para evitar a transmissão das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), do HIV/Aids e das hepatites virais B e C.
Existem vários métodos anticoncepcionais, contudo, o único que pode evitar a gravidez e também prevenir as ISTs é o preservativo (masculina ou feminina).
Além de que, sempre que possível, realizar a dupla proteção: uso da camisinha e de outro método anticonceptivo de escolha.
E visitar o médico com regularidade, seja o ginecologista e/ou urologista.
Na Clínica Acesso Saúde temos médicos especialistas que podem te atender. Clique aqui para agendar a sua consulta.
Comments