Como é feito o diagnóstico das hepatites virais
As hepatites virais são conhecidas como doenças silenciosas por muitas das vezes não apresentar sintomas e agora você confere como identificar seus diferentes tipos e como se prevenir:
Elas são doenças que provocam inflamação no fígado, e geralmente não apresentam sintomas. Elas são causadas pelos de hepatites A, B, C e D. A hepatite E é mais comum na Ásia e África.
Para realizar o diagnóstico correto da hepatite é feito um mapeamento para identificar os sintomas do paciente e identificar fatores de rico que podem ter sido os responsáveis pelo surgimento da doença.
Depois disso, é possível que o médico defina quais os exames a serem realizados para saber qual a causa o tipo e o tratamento adequado para a hepatite que o paciente está.
Seus sintomas mais comuns
Cansaço
Febre
Mal-estar
Tontura
Enjoo
Vômitos
Dor abdominal
Pele e olhos amarelados
Urina escura
Fezes claras
Como as hepatites são transmitidas?
Hepatite A
Sua transmissão acontece de forma fecal-oral (pode ser transmitida através do contato entre pessoas), quando há condições precárias de saneamento básico, como comida contaminada, mãos sujas de fezes objetos já contaminados pelo vírus.
Hepatite B
É uma doença sexualmente transmissível, mas também pode acontecer através de compartilhamento de seringas, agulhas compartilhadas
Hepatite C
A transmissão da hepatite C acontece através do sangue, e outras formas semelhantes a hepatite B.
Hepatite D
Apenas se contrai hepatite D quem já está contaminado pela hepatite B.
Hepatite E
A transmissão é semelhante à da hepatite A, mas é mais comum em países da Ásia.
Como saber que é hepatite viral?
Tem exames de sangue próprios para saber se a pessoa tem hepatite B, C e D. Já no caso de hepatite A, dá para fazer o exame de sangue e investigar através de histórico familiar e contatos que a pessoa teve com outro contaminado.
Alguns cuidados podem ser tomados para evitar a transmissão:
Tomar a vacina contra hepatite A e B, usar sempre preservativo, exigir material descartável em manicure, consultórios odontológicos, estúdios de tatuagem, não compartilhar seringas ou escova de dente, não tomar banho em rios, manter a higienização de alimentos, lavar bem pratos e talheres, lavar e cozinhar bem os alimentos entre outros.
Fale com seu médico
Se não diagnosticada as hepatites podem levar a problemas agudos ou crônicos, como cirrose ou câncer de fígado.
E muita das vezes ela se apresenta de forma silenciosa e com sintomas parecidos com de doenças mais comuns. Portanto, é muito importante ficar atento aos sinais e caso, necessário, fazer exames para diagnosticar e tratar a doença.
Commentaires