Exames de vista que você precisa fazer para se prevenir
Veja abaixo alguns dos exames mais comuns de visão e entenda para que cada um serve dentro dos tratamentos oftalmológicos.
Exames de vista mais comuns
Exame de refração
Ele é bastante utilizado pelo oftalmologista, e ele determina a capacidade de a pessoa enxergar e define o grau dos óculos.
Acontece que ele analisa os erros de refração no olho, o que podem causar problemas, como astigmatismo, hipermetropia, miopia e presbiopia.
Exame de fundo de olho
Ele é o exame de mapeamento de retina. Ele avalia o disco óptico, a retina, coroides e vasos sanguíneos para detectar problemas, como, hipertensão no globo ocular, desdobramento de glaucoma e diabetes.
O exame é realizado com equipamentos, como o oftalmoscópio, que avalia as condições do fundo do olho através de uma lente especial que aumenta a imagem muitas vezes.
Teste Ortóptico
Este exame avalia os músculos conectados à movimentação dos olhos e analisa as alterações sensoriais.
Assim, ele é recomendado para avaliar a posição do olhar, alinhamento dos olhos e detectar doenças, como ambliopia e estrabismo.
Topografia de córnea
Este exame faz o faz o mapeamento topográfico do relevo da córnea e estabelece a curvatura corneana.
Ele serve para detecção os erros de refração da córnea e acontece, especialmente antes de cirurgias, como a de miopia, catarata e astigmatismo.
Sinais de que precisa consultar um oftalmologista
Apesar de que os exames de vista sejam essenciais para identificar qualquer problema que seja, é importante, alguns sintomas podem te ajudar a identificar a necessidade de consultar um médico, como:
· Lacrimejar em excesso
· Sensibilidade a luz
· Visão dupla
· Visão cansada
· Olhos avermelhados
· Formação de sombras nos olhos
· Ver um halo de luz ao redor do olhar
· Sentir muita dor de cabeça
· Sentir dor nos olhos
· Sentir vontade de esfregar os olhos frequentemente
· Precisar apertar os olhos para focar bem
Tratamento para problema de visão
Ao final do exame de vista, o médico avalia os resultados dos exames e diz o diagnóstico, se vai ser preciso usar óculos, colírio, passar por algum procedimento cirúrgico etc, tudo para ajudar na correção da visão e que a pessoa possa enxergar melhor.
Consulte um oftalmologista
Na dúvida, sempre consulte um oftalmologista, pois a prevenção é sempre o melhor caminho para evitar qualquer problema de visão.
Além disso, vale ressaltar a importância de visitar este profissional de forma regular.
Comments